Como escolher notebook ideal para o home office?

Agora com a quarentena do COVID 19 muita gente teve que se adaptar ao home office, investindo em mesa, cadeira e notebook para trabalhar à distância. Somando com a crise financeira, torna-se um verdadeiro desafio encontrar um notebook que atendam as nossas necessidades e que estejam, ao mesmo tempo, dentro do orçamento.

Pensando nisso, separamos algumas características que você precisa levar em consideração para escolher o melhor custo-benefício na hora de comprar o seu notebook

Sistema Operacional

Atualmente existem três sistemas operacionais mais populares disponíveis. Cada um com seus pontos fortes e fracos. A escolha dependerá das suas necessidades diárias e como cada um deles é capaz de supri-las.

Windows

A maioria dos notebooks têm instalado o sistema operacional Windows. Este sistema é mais recomendado tanto para quem utiliza o notebook para jogos, quanto para quem o usa para trabalho. Sendo o sistema mais conhecido e utilizado entre os usuários.

Linux

O Linux já atende melhor os profissionais de TI. Este sistema favorece a criação e desenvolvimento de aplicações. Contudo, é recomendado para usuários avançados, pois sua interface pode ser complexa e difícil para um novato. Uma vantagem dos notebooks com o sistema Linux é que estes são muito mais baratos do que os com o sistema do Windows.

Chrome OS

O Chrome OS já não é tão popular, mas é ótimo para usuários mais básicos. Sua interface é simples e básica, com poucos aplicativos e atendem muito bem usuários que não costumam mexer diariamente com notebook. Além de ser muito mais barato do que os notebooks com o Windows instalado.

Processadores

Na hora de escolher o notebook, considerar a potência do processador é essencial. Atualmente, os melhores processadores no quesito custo-benefício são os da Intel Core, que hoje já estão na nona geração.

Para quem utiliza o notebook para tarefas mais básicas o Intel Celeron ou o Intel Core i3 atendem bem e custam mais barato.

Porém, para usuários que necessitam rodar programas mais pesados como jogos ou programas gráficos e de edição, o recomendado são os processadores Intel Core i5 e i7. Atente-se também ao número da geração desses processadores. Opte por modelos com numeração entre 6000 e 9000.

Outro detalhe muito importante para quem trabalha com gráficos em alta resolução ou jogos pesados, prefira notebooks com placas de vídeo offboard para melhor desempenho. Porém, prepare o bolso!

Armazenamento e memória

O HD, hardware de armazenamento de dados, é o principal responsável pela agilidade ou lentidão ao abrir um programa dependendo de sua capacidade e da quantidade de uso desse armazenamento.

Hoje em dia, existem tecnologias melhores que o HD. O eMMC proporcionam maior fluidez e o SSD possuem taxas de transferências de dados muito mais rápidas. Porém, o HD ainda possui maior capacidade de armazenamento que o eMMC e o SSD.

Caso você precise executar tarefas que exijam muito do notebook, o indicado é ter um bom HD e um SSD instalado também.

Outro detalhe importante, se você costuma fazer múltiplas tarefas ao mesmo tempo, é essencial investir em uma memória RAM de no mínimo 4GB.

Teclado

Apesar de poucas pessoas considerarem o teclado, seu design faz toda a diferença no dia a dia de quem utiliza com frequência o notebook. Para maior precisão, prefira teclados com teclas mais profundas e com teclado numérico à direita para melhor praticidade.

Entradas

Hoje em dia, cada vez mais é necessário ter um equipamento com, no mínimo, duas entradas USB para conectá-lo a diversos dispositivos como impressora por exemplo. Entrada de Ethernet para propiciar melhor conexão de internet e o leitor de cartão SD para facilitar e complementar o armazenamento e a transferência de arquivos.

Tela

O tamanho da tela pode ser um fator importante em conforto e praticidade. Para quem usa o notebook em casa, telas maiores de 15¨ são melhores para a visibilidade de textos, imagens e vídeos. Considere também telas LCD antirreflexo para melhor conforto em condição de luminosidade. Além de garantir uma ótima resolução de imagem.

Pacote Office

Vale a pena verificar se o equipamento já vem com o Pacote Office instalado e validado. Deste modo, não precisará gastar mais para adquirir a licença desses programas.

Agora que você já tem todos os pontos a serem considerados antes de comprar um notebook e deseja gastar menos, dê uma olhadinha nas diversas opções aqui na Neabu!

Ah! E não se esqueça de compartilhar este artigo com mais pessoas e curtir nossa página no Facebook!